Célio Wanderley é eleito novo conselheiro

Emily Costa/G1

Célio Wanderley é eleito novo conselheiro

Foto: Emily Costa/G1

Depois de um processo considerado rpido e tranquilo, na manh de ontem, o deputado Clio Wanderley (PSB), foi eleito o novo conselheiro do Tribunal de Contas e deve assumir o posto deixado pelo conselheiro Reinaldo Neves recentemente. Ele obteve 20 votos. O secretrio da Fazenda, Luiz Renato Maciel, teve um voto, assim como Mrio Rocha e Betnia Avelino. Os outros quatro candidatos no tiveram nenhum (Lus Antonio de Souza, Maria do Socorro Ferreira, Srgio Pillon e Almir S).

A vaga constitucionalmente destinada Assemblia Legislativa de Roraima, que criou uma comisso especial para encabear o processo de escolha. Houve a etapa de inscrio dos candidatos, a primeira anlise dos requisitos e, por fim, a sabatina, concluda esta semana. Ontem o relatrio final desta comisso recebeu parecer da Comisso de Justia e Redao Final ainda durante a sesso e seguiu para votao secreta em plenrio. Clio Wanderley cumpria o quinto mandato e deve dar lugar ao ex-deputado Z Reinaldo (PSDB), primeiro suplente da coligao e que atualmente preside a Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima).

Em entrevista Folha, Clio Wanderley enalteceu seus concorrentes e salientou que todos estavam habilitados e capacitados para assumir o cargo. Um grupo seleto de oito pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Roraima. Eleio assim, dessa vez fui eu, vamos ver quem ser o prximo, declarou.

Ele acredita que por ser uma vaga da Assemblia Legislativa os deputados acharam por bem indicar um parlamentar. Ele ser o segundo deputado eleito conselheiro do TCE. O primeiro foi Henrique Machado, que se encontra afastado do cargo por deciso do STJ (Superior Tribunal de Justia). A proximidade, o carinho e o respeito que temos com os deputados resultou nessa votao de 20 votos. No foram quatro contra, mas de compromisso com outros candidatos, comentou.

Com 23 anos de mandatos consecutivos, Wanderley se disse triste em deixar o parlamento, mas admitiu ter feito uma opo pessoal. Fico triste, uma mudana de vida. Tenho amigos, irmos como o Chico Guerra, Jalser Renier, Naldo da Loteria e Aurelina Medeiros, e at mesmo os novatos. Na Assembleia aprendemos que nosso limite termina quando comea o do outro. No conseguimos nada sozinhos e exercemos a verdadeira democracia. Mas passei por dificuldades nesta legislatura e preciso criar uma nova motivao para dar sequncia vida. O Tribunal de Contas um desafio, ter novas perspectivas, resumiu.

O decreto legislativo aprovado pelos deputados durante a sesso de ontem deve ser publicado e enviado ao Palcio Senador Hlio Campos com a indicao para a nomeao feita pelo governador Anchieta Jnior (PSDB). Depois disso, o Executivo encaminha o ato ao Tribunal de Contas do Estado, que providencia a posse do novo membro do pleno.

Fonte: Folha Bv