Mais de 500 estudantes participam do lançamento da campanha em Roraima

De iniciativa do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, a campanha Conte at 10 nas Escolas, sob o lema: "Valente mesmo quem no briga!" foi lanada em Roraima na ltima sexta-feira, 6/12. Cerca de 500 alunos da escola estadual Luiz Ritler Brito de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade, participaram evento, promovido pelo Ministrio Pblico do Estado de Roraima (MPRR).
 
A curiosidade natural da idade fez com que a plateia, formada por adolescentes dos ensinos fundamental e mdio da unidade de ensino, silenciassem para ouvir a promotora rika Lima Gomes Michetti, titular da Promotoria de Justia de Defesa da Educao e coordenadora da campanha em Roraima.
 
Estudantes assistiram atentamente vdeos educativos, explicando sobre o motivo de o Ministrio Pblico levar a campanha s escolas e, ainda, como jovens, educadores, professores e seus familiares podem ser multiplicadores da cultura de paz em seus ambientes de convvio.
 
De forma descontrada, os alunos interagiram com a promotora de Justia, participando dos debates com depoimentos, demonstrando que realmente esto dispostos a comprometer-se em promover a paz em seu ambiente escolar, fazer a diferena, dar bons exemplos, e colocar em prtica o lema: "Valente mesmo quem no briga!" .
 
A promotora destaca a importncia de temas desta natureza serem levados s escolas: "o jovem, nessa fase da vida, detm muita energia e extremamente importante que ela seja canalizada para atividades que possam transformar a sua realidade e o objetivo da campanha provocar uma reflexo acerca do tema. muito gratificante atuar nessa rea".
 
A programao contou ainda com a apresentao dos msicos da Academia de Musica Alegro, Ana Paula Oliveira e Antnio Castro, que executaram o Hino Nacional e musicas do repertrio cotidiano dos estudantes.
 
A Campanha
 
Criada pelo Conselho Nacional do Ministrio Pblico (CNMP), a campanha faz parte da Estratgia Nacional de Justia e Segurana Pblica (Enasp) para a valorizao da vida e sensibilizao para gravidade do crime de homicdio, em especial o cometido por impulso ou motivos fteis.
 
A campanha destinada especialmente ao desenvolvimento de trabalhos de conscientizao de estudantes, educadores, famlias e sociedade. Apesar do pblico-alvo diversificado, a iniciativa pretende abranger especialmente os jovens.
 
Segundo as estatsticas, eles so as principais vtimas e, ao mesmo tempo, o grupo que concentra grande parte dos autores desses tipos de homicdio.
 
Estudo feito em todas as 27 unidades da federao, revela que o homicdio responsvel por 39,3% das mortes de jovens de 15 a 24 anos; enquanto fora dessa faixa etria, esse percentual de 3%. Oitenta e oito por cento desses estudantes esto nas escolas pblicas brasileiras. A ideia levar informao aos adolescentes que cursam o ensino mdio, conscientizando-os a respeito do problema.

Fonte: Ascom-MP/RR