MPC participa de homenagem póstuma a Conselheiro Éssen Pinheiro

MPC participa de homenagem póstuma a Conselheiro Éssen Pinheiro

Foto:


Ascom/MPCRR

Na manhã desta terça-feira, 23, em sessão extraordinária, o pleno do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE/RR), homenageou o Conselheiro e vice-presidente da instituição, Éssen Pinheiro Filho, falecido no último dia 18 de janeiro, vítima de complicações decorrentes do diabetes.

Durante a solenidade carregada de emoção, membros do TCE, servidores e familiares usaram a palavra para exaltar a importância do trabalho do homenageado para a Corte de Contas.

Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de Roraima, Diogo Novaes Fortes, o Conselheiro Éssen Pinheiro foi um grande companheiro, ressaltando que na sua gestão enquanto presidente em exercício, auxiliou no nascimento da autonomia do MPC/RR. “É um momento difícil para todos nós, mas o importante é exaltar o nome do Conselheiro pela relevância do seu trabalho, que foi essencial para o Controle Externo do Estado de Roraima”, disse Novaes.

Também fizeram uso da palavra os conselheiros Manoel Dantas Dias, Joaquim Neto Souto Maior, Cilene Lago Salomão, além dos auditores do TCE/RR e da irmã do homenageado, Idéssia Pinheiro.

Após as homenagens, o pleno realizou a eleição para os cargos de Vice-Presidente e Ouvidor do TCE/RR para o ano de 2018, sendo eleitos por unanimidade os Conselheiros Joaquim Neto Souto Maior, como vice-presidente e Célio Rodrigues Wanderley, como ouvidor.

Além disso, foi declarado a vacância do cargo por falecimento de um dos membros, com posterior comunicação à chefe do Poder Executivo e à Assembleia Legislativa do Estado, visto que a vaga, por lei, pertence ao Poder Legislativo.

O HOMENAGEADO – Éssen Pinheiro Filho era natural de Boa Vista/RR, nascido em 06 de junho de 1952. Economista, formado pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro, desempenhou sua profissão em diversos cargos públicos importantes no Estado. Em 25 de fevereiro de 1999, foi empossado Conselheiro do TCE/RR, onde exerceu os cargos de Presidente, Corregedor, Ouvidor e, até seu falecimento, acumulava os cargos de Vice-Presidente e Ouvidor da instituição.