Começa o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção ao câncer de próstata

Começa o Novembro Azul, mês da campanha de prevenção ao câncer de próstata

Foto:


Depois do Outubro Rosa, começa nesta quinta-feira (1) o Novembro Azul, movimento de conscientização sobre a importância de detectar o câncer de próstata precocemente, aumentando as chances de cura. 

A campanha criada em 2003, mas que chegou ao Brasil em 2008, tem a mesma relevância do Outubro Rosa (sobre prevenção do câncer de mama. Conforme dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), mais de 68 mil novos casos da doença e cerca de 13 mil mortes devem ocorrer ainda este ano em decorrência do câncer de próstata.

A campanha faz um alerta aos homens para a necessidade de fazer os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal para diagnosticar a doença o mais cedo possível. Isso porque, de modo geral, o tumor é de crescimento lento e tem cerca de 90% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Os exames devem ser solicitados por um médico e, na eventualidade de um diagnóstico positivo, é recomendável procurar um oncologista, que poderá indicar o melhor tratamento. 


Fonte: https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/comeca-o-novembro-azul-mes-da-campanha-de-prevencao-do-cancer-de-prostata