Membros do Laboratório de Engenharia participam de curso no INPE

Membros do Laboratório de Engenharia participam de curso no INPE

Foto:

Servidores da Comissão do Laboratório de Engenharia do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) participam de curso de capacitação para fiscalização de obras civis no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O evento aconteceu em São José dos Campos (SP) até o dia 31 de março.


O curso "Introdução ao Monitoramento de Infraestrutura e Obras Civis por meio de Imagens de Satélite" é ministrado pelo Laboratório de Treinamento em Geoprocessamento (LabGeo), na Divisão de Observação da Terra e Geoinformática (DIOTG-CGCT) do INPE.


Os membros do Laboratório de Engenharia do MPC/RR participam do treinamento com objetivo de abordar os conhecimentos básicos necessários para o monitoramento de infraestrutura e obras civis por meio de imagens de satélite, abordando os satélites de sensoriamento remoto e suas aplicações; e a disponibilidade de imagens de satélites por diferentes catálogos de imagens do INPE, com ênfase nas imagens CBERS-4 e CBERS-4A; como também uma introdução ao TerraView (software de informações geográficas que permite visualizar e analisar dados geográficos armazenados, com uso de ferramentas que permitem delinear objetos nas imagens de satélite).


“Através desses programas nós temos acesso às imagens, com detalhamento hidrográfico, detalhamento das estradas, dos rios. Os programas vão ajudar muito a gente. A gente sabe que o banco de dados tem mais informações da região Sul do Brasil. Da região norte não tem tantos dados, mas mesmo com poucas informações, já ajudam no nosso cotidiano, das nossas pesquisas”, informou o engenheiro Marcos Sampaio, membro do Laboratório de Engenharia do MPC/RR.


A previsão ainda é que um convênio seja firmado entre o Ministério Público de Contas de Roraima e o INPE para que os membros do Laboratório de Engenharia do MPC/RR tenham acesso ao banco de dados do instituto, com imagens via satélite. “Com relação ao convênio que o MPC está realizando com o INPE é destinado para que a gente tenha acesso ao banco de dados deles à imagens via satélite, para que a gente possa ter conhecimento do que foi feito antes e comparar com o que foi feito agora”, completou o engenheiro Celino Ribeiro.


LABORATÓRIO - O Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) será o primeiro da Região Norte a implantar um Laboratório de Engenharia para o auxílio de demandas técnicas, principalmente no que compete a especificações da área de construção civil, como as obras públicas que são acompanhadas pelo órgão. Atualmente, o prédio que irá abrigar a instalação já foi adquirido e em breve será iniciada a reforma para adequação do espaço.