Fortalecimento das ações de fiscalização marca inauguração da nova sede do MP de Contas

France Telles

Fortalecimento das ações de fiscalização marca inauguração da nova sede do MP de Contas

Momento do descerramento da placa inaugural do pré

Foto: France Telles

O Ministério Público de Contas de Roraima (MPCRR) inaugurou na manhã desta sexta-feira, 14, sua nova sede administrativa. O evento foi prestigiado por diversas autoridades do Estado. Com a nova instalação, será possível dar mais celeridade as atividades do órgão. 

Durante a solenidade, o vice-governador Chico Rodrigues (PMDB) destacou a importância da instituição nas ações de controle e fiscalização das contas públicas. Também lembrou a aprovação unânime do Poder Legislativo a Emenda Constitucional apresentada pelo Executivo, que concedeu autonomia à entidade em dezembro do ano passado. 

“Esse é um momento muito importante, onde o maior favorecido é a sociedade”, ressaltou o vice-governador.

O presidente da Assembleia Legislativa, Chico Guerra (PSDB), também enfatizou a importância do MPCRR junto à administração pública. “O Ministério Público de Contas é fundamental nas ações de fiscalização para que os órgãos cumpram a legislação vigente”, disse.

Para o procurador-geral do MPCRR, Paulo Sérgio Oliveira de Sousa, a nova infraestrutura oferecerá melhores de condições de trabalho aos servidores, ampliando consequentemente as ações de fiscalização, inclusive no interior. “Teremos salas próprias para atender as denúncias e faremos mais melhorias para que o prédio ofereça todas as condições de acessibilidade”, informou.

SEDE - O imóvel tem 386 m², 18 salas, uma copa, rampa de acesso para cadeirantes e banheiro adaptado. Mais adaptações serão feitas em sua estrutura para se adequar a campanha “Acessibilidade Total do MPC”, da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon).

As salas abrigam todas as assessorias, corpo técnico e os departamentos administrativos. O prédio é alugado. A ideia é que uma sede própria seja construída em até cinco anos, por meio de convênio com o Governo do Estado.

MPCRR - O Ministério Público de Contas atua na fiscalização das contas públicas. Desde 2008 passou a contar com a atividade de três procuradores, aprovados em concurso público. São eles: Bismarck Dias de Azevedo, Diogo Novaes Fortes e o procurador-geral Paulo Sérgio Oliveira de Sousa.

O MPCRR atua junto à administração pública, informando sobre as boas práticas e regras de comportamento na gestão e na prestação de contas dos recursos públicos. É um órgão indispensável na fiscalização das contas públicas junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), oferecendo à Corte representações sobre fatos relevantes. Do ponto de vista social, é um aliado no combate a malversação de recursos públicos.