Ministério Público de Contas encontra irregularidades na Prefeitura do Cantá

Ministério Público de Contas encontra irregularidades na Prefeitura do Cantá

Tcnicos do Ministrio Pblico de Contas durante a

Foto: Ascom/MPCRR

O Ministrio Pblico de Contas (MPC) instaurou dois Procedimentos de Investigao Preliminar (PIP) para apurar possveis irregularidades na Prefeitura do Cant. Em diligncia realizada na semana passada, tcnicos encontraram inconsistncias em processos licitatrios referentes compra de bens e servios.

A denncia partiu da Cmara Municipal, aps relato de malversao dos recursos pblicos. A informao tambm envolve desvio de recursos do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao (Fundeb), do Fundo de Participao do Municpio (FPM), nepotismo e uso de bens pblicos para fins eleitorais.

Em anlise preliminar da documentao arrecadada, os tcnicos encontraram inconsistncias, como: falta de assinatura, pagamento sem liquidao, processos sem tramitao na capa, ausncia de nmero de pginas - inclusive, o prprio processo est sem numerao -, processos contendo apenas cpias de cheques e outros com notas fiscais pagas pela prefeitura sem qualquer especificao de qual seria o servio ou objeto contratado.

Esses fatos apontam indcios de que os processos foram "montados" aps o seu pagamento, para dar aparncia de legalidade. A documentao ser analisada e, caso se confirmem as irregularidades, sero encaminhadas representaes aos rgos competentes.

NEPOTISMO - Entre os processos com suspeita de fraude licitatria, chamam ateno dois deles para locao de veculos na modalidade Carta Convite, onde a vencedora em ambos os certames foi uma nora do prefeito Josemar do Carmo. O prefeito tambm nomeou uma filha  para exercer o cargo de secretria municipal de Assistncia Social.