Personalidades recebem homenagem do MPC Roraima por serviço prestado ao estado

Ascom MPC-RR

Personalidades recebem homenagem do MPC Roraima por serviço prestado ao estado

Foto: Ascom MPC-RR

Autoridades foram agraciadas com a entrega da Medalha Cruviana durante o I Congresso MPC/RR – Povos Tradicionais e Direitos Humanos, promovido pelo Ministério Público de Contas de Roraima nesta sexta-feira (07). O evento foi realizado no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e contou com palestras na área da educação, segurança pública, saúde, jornalismo investigativo e proteção da população indígena e migrante.

As medalhas de gestão fiscal e honra ao mérito institucional foram entregues para 18 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Roraima, seja por meio da fiscalização e correta aplicação de recursos públicos ou pela ativa participação na investigação e desenrolar de diligências promovidas em parceria com o MPC Roraima.

Receberam a honraria a conselheira Cilene Lago Salomão, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR), conselheiro Manoel Dantas, presidente do TCE-RR e conselheiro Bismarck Azevedo; Dr. Diogo Novaes Fortes, procurador de Contas do MPC/RR, o procurador de contas Diogo Roberto Ringenberg, do MPC de Santa Catarina, o superintendente da Polícia Federal em Roraima (PF/RR), delegado José Peres, delegado da PF/RR, André Luis Carmo, a promotora do Ministério Público do Estado, Dra. Jeanne Sampaio, professor e pesquisador, Dr. Edson Damas, a deputada estadual Catarina Guerra, representando o ex-deputado Chico Guerra, o procurador da República, Dr. Alisson Marugal, do Ministério Público Federal de Roraima, Edson Alessandro Xavier, representando Haroldo Alves Campos, presidente da Faculdade Cathedral, o reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Regys Freitas, o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianelli, o vice-reitor da UFRR, Dr. Silvestre Nóbrega, o procurador Paulo Luis de Mora Holanda, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), deputado Soldado Sampaio, o jornalista investigado Daniel Camargos e o procurador-geral adjunto Dr. Cláudio Belmino, representando o governador Antonio Denarium.

Na entrega das medalhas, o Procurador-Geral de Contas, Dr. Paulo Sousa, reforçou a importância na entrega da honraria, que visa homenagear figuras relevantes para a população do estado. “A Medalha Cruviana simboliza o vento forte de Roraima. Aquele vento que assovia. A zoada vai produzindo efeito em todos os roraimenses. É uma honra para o MPC Roraima conferir essa medalha para vocês. Saiba que se vocês estão recebendo é por que vocês são merecedores”, declarou.

O procurador-geral adjunto de Contas do MPC/SC, Diogo Roberto Ringenberg, acrescentou que o trabalho pela instituição dos Ministérios Públicos de Contas em todo o país irá continuar, em parceria com os demais órgãos de controle e fiscalização. “As instituições já estão consolidadas no Brasil todo, fazendo entregas reais. Tem muito ainda a ser feito, muitas pessoas preparadas entrando na carreira e atuando pelo MPC. Estamos em um bom caminho”, completou.

O delegado José Roberto Peres agradeceu a oportunidade de participar do I Congresso e abordar parte da atuação da Polícia Federal em Roraima, em especial, do caráter humanitário das ações. “É com muita honra que recebo essa medalha, pois aqui represento não só a mim, mas uma série de policiais e servidores administrativos que trabalham comigo. O trabalho é árduo, mas muito interessante porque a Polícia Federal consegue demonstrar seu caráter humanitário em Roraima. Acolhimento aos venezuelanos e combate ao garimpo, além de atender diretamente a população indígena. Isso marca para gente um momento importante para a nossa carreira”, declarou.

1º CONGRESSO MPC/RR – O evento foi realizado ao longo de dois dias, 06 e 07 de outubro, com palestras abordando políticas nacionais sobre direitos humanos e preservação na Amazônia; segurança pública e combate ao crime organizado e garimpo ilegal; recepção e defesa dos imigrantes venezuelanos; discussão sobre educação e saúde indígena, além de palestra sobre conflitos atuais e os desafios para preservação da floresta pelos próximos 50 anos, garantindo a entrega de certificação de 18 horas complementares para os acadêmicos e público inscrito. 

Com apoio da TV Assembleia, o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da ALE/RR e pelo canal 57.3 em Roraima. Durante os dois dias de Congresso, foram mais de 500 visualizações no conteúdo. O evento também foi transmitido ao vivo para acadêmicos da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Universidade Mackenzie, em São Paulo, e para estudantes da Universidade de Fortaleza (Unifor).