Livro aborda pesquisa do Laboratório de Engenharia do MPC/RR

Ascom MPC-RR

Livro aborda pesquisa do Laboratório de Engenharia do MPC/RR

Capítulos tratam sobre pavimentação em Roraima

Foto: Ascom MPC-RR

O trabalho de pesquisa desenvolvido pelo Laboratório de Engenharia do Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), resultou na elaboração do livro "Geotecnia na Região Norte - Práticas e Atuação de Engenheiros Geotécnicos no Norte do Brasil".

A obra foi lançada durante o maior encontro de Geotecnia da Região Norte (Geonorte), de iniciativa da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), na cidade de Palmas (TO), entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023.

Durante o evento houve palestras sobre os temas mais importantes da região com grandes nomes da geotecnia, a apresentação de novas tecnologias e tendências nas áreas de projeto, construção e manutenção de obras de geotecnia, minicursos e o lançamento do livro com objetivo de disseminar o conhecimento da Geotecnia aplicado em pesquisas, projetos, soluções e obras específicas da Região Norte do Brasil.

Segundo o presidente da Comissão do Laboratório de Engenharia do MPC/RR, Sidney Minholi, o livro é composto por 19 capítulos, sendo três deles sobre o solo de Roraima, voltados para a pavimentação.O primeiro aborda o Efeito da Deformação Permanente no Módulo de Resiliência de Solos Lateríticos do Estado de Roraima", elaborado pela equipe do Instituto Militar de Engenharia (IME).

O segundo capítulo trata da "Análise das Características de Camadas Granulares de Pavimento Flexível constituídas de Solo Tropical do Estado de Roraima", elaborado pelo convênio MPC/RR, UnB e Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF); e por último a "Influência do Tratamento Térmico no Comportamento Mecânico de Agregados Lateríticos", elaborado por aluno e professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), sendo o discente estudante de mestrado em Geotecnia na UnB.

Segundo o professor Dr. Rafael Lima, da UnB, o encontro do Geonorte teve discussões, palestras e mesas redondas sobre as características do Estado. “É interessante por que a gente percebe que os desafios daqui são comuns aos demais: como a água influencia o comportamento do pavimento, escoamento e o efeito da água ao longo do tempo no pavimento”, explicou durante entrevista ao programa de rádio ‘Fiscaliza e Conta’, do MPC/RR.

A professora Dra. Cláudia Gurjão, da UnB, salientou que a publicação demonstra resultados do andamento do projeto. “A gente tem vários alunos de pós-graduação, mestrado e doutorado da UnB e da UFRR que estão trabalhando na área. Acho que é importante a gente agradecer também ao DER/DF que nos cedeu o espaço para capacitação dos servidores, tanto quanto dos alunos externos. É importante para a comunidade realmente ver o que está sendo feito, como o projeto está andando”, completou.  A informação é que o livro foi lançado em formato e-book e será disponibilizado gratuitamente em breve.